25.4.11

Tudo sobre Frederico

Nome: Frederico Sanches Olivieri
Data de nascimento:15/08/1968
Nacionalidade: Equador ,mas naturalizado Cubano
Profissão:Caminhoneiro

Federico teve infância pobre no Equador, aos 15 anos teve que comprar seu caminhão para sustentar a familia e, de repente, num lapso momentário de razão resolveu fugir para Cuba, de caminhão mesmo. Em Cuba começou a se dedicar a música devido a programas de inicação musical promovidas pelo governo socialista de Fidel Castro, conheceu grandes celebridades como a cantora pop Madonna, o grande futebolista Allejo, o ator Jhonny Deep (que na época viajou para Cuba para pensar no que hoje é o grande sucesso do cinema Piratas do caribe) e seu maior idolo Kenny G.

A Infância

Frederico tinha uma infância pobre no Equador, lá viveu as amarguras de uma vida sem reglias porém brincava muito, sua brincadeira favorita era o chamado rolinho porrada, na qual sempre perdia,adorava era masoquista desde sua infância, visto seu gosto musical era uma verdadeira tortura, de todas as crianças da vila era o ùnico que ouvia exaustamente Kenny G. por quem nutria um amor além do musical. Isso fazia com que todos os dias Frederico se tornasse o principal alvo de chacotas das crianças que gritavam "MARICON" exaustivamente aos seus ouvidos, coisa que ele pouco ligava,pois todos os dias olhava para o céu e pedia para Deus que mudasse daquele lugra e conecesse o amor de sua vida. Mas sabia que para isso teria que passar por muitos desafios durante sua adolescência...

A Momentary Lapse of Reason ( Adolescência)

Não, esse não é o nome do álbum lançado pelo Pink Floyd em 1985. Quero dizer, na verdade é, mas ele foi lançado com esse nome unicamente por que é assim que chamamos a fase de mudança em que Frederico sai com seu caminhão do Equador e viaja até Cuba onde resdiu até o fim da sua vida e onde realmente sua história começa.
Falar sobre esse período da agitada vida de Frederico é falar de uma verdadeira fase de mutação, cansado da sua vida de caminhoneiro no Equador, apesar dos 15 anos de idade e de apenas 1 ano de profissão, Frederico havia ouvido grandes história sobre o grandioso país Cuba que passara por uma revolução socialista e havia se tornado o país da oportunidade,porém os cubanos não achavam isso. Então Frederico encheu o tanque do seu caminhão e rumou (Não sei como) direto do Equador para Cuba, deixando para trás seu triste passado de "MARICON". Foi quando, depois de 10 dias de viagem chegou em Cuba, mas logo notou outros ares e as pessoas não eram iguais as do Euqador, nem falavam a mesma língua que ele, então logo notou que, na verdade, estava no Brasil. Voltou a encher seu tanque, comprou um mapa e foi definitivamente para Cuba. Aproveitou para dar carona a Ernesto Guevara de La Sierna o "Che" que viera ao Braisl ser condecorado por Janio Quadros, esse presenteou Frederico com uma vassoura e um lanche de mortadela recém tirado do bolso, infelizmenete esse fato foi apagado dos livros de História.
Frederico Finalmente chegou em Cuba lá foi logo conhecer o grande amigo de Che, Fidel Castro o atual presidente. A vida era levada normalmente por ele, porém, com uma diferença, agora fazia aulas de saxofone na escolinha do governo e começou a por seus sonhos em prática. Foi lá, na escolinha, que ele conheceu a mulher por quem se apaixonou para toda vida Runa Ramón Ramirez. Runa, na verdade, não deveria se chamar Runa mas sim Bruna ,mas como seu pai não conseguia falar o B e o homem do cartório era pouco dotado de inteligência o nome dela acabou ficando errado, e sem a mãe, que morrera no parto, para corrigir o erro do nome, ela aceitou esse mesmo. E seria na ESSECU (Escolinha Socialista de Saxofone Especial CUbana) que Frederico iria conhecer o homem por quem se apaixonou por toda vida.

O Segredo De Sierra Maestra

Era um dia lindo em Havana e todos na escola de saxofone aguardavam uma surpresa, um saxofonista super famoso viria até a escola fazer um workshop para os alunos. Frederico estava meio desanimado naquele dia ele havia brigado com Runa, porém a surpresa fez seu humor mudar.
Cabisbaixo Frederico estava lá por estar e foi assim, como mágica, que aconteceu, seus olhos brilharam quando o locutor anunciou: “Ahora com usted, el grand ás del saxofone, KENNY G." Frederico começou a chorar e, sem pestanejar, sem pensar no que os outros iam pensar no que ele estava pensando, correu até os braços de seu grande amor. Kenny G. acalentou o garoto e eles tocaram vários hits juntos se apresentando para os pequenos jovens cubanos. Depois trocaram os telefones, trocaram elogios e trocaram carícias, e se iniciou uma bela história de amor. Kenny G. sem pensar duas vezes ligou para Frederico que foi buscá-lo de caminhão no hotel, lá decidiram se refugiar em uma região montanhosa do interior dos EUA, decisão essa tomada pelo inteligentíssimo Kenny G. (Inteligência notada também nas suas composições) viajaram durante um mês e chegaram ao local. Mas lá houveram complicações, um casal gay de cowboys já estava lá e expulsaram os dois, que resolveram voltar a Cuba e se refugiar em Sierra Maestra. Frederico relatou a história dos cowboys em seu diário e se aproveitou da aproximação entre Cuba e China para vender a história para Bruce Lee, que se recusou a fazer um filme desses e revendeu para seu primo de 3º grau Ang Lee. Com esse dinheiro Frederico compraria seu saxofone e faria parceria com Kenny G. se tornado o FredeRí. Em Sierra Maestra se amaram muito e curtiam cada dia como se fosse o último, mas, por ironia do destino, FredeRí trepidou com as entregas do governo Cubano e sua vida, que estava no auge com shows e amores com Kenny G. e Runa, começou a tomar rumos inesperados.

A Crise dos Mísseis

É pra quem achou que Frederico não fazia diferença na história do mundo se enganou, graças a ele foi que Cuba apareceu mais uma vez nos noticiários do mundo através do trágico episódio da crise dos mísseis. Pra quem acha que o episódio é aquela velha lorota contada nos livros didáticos de que a URSS instalou mísseis nucleares em Cuba para atacar os Estados Unidos, vou lhes falar a verdade.
Frederico, agora atuando como FredeRí, estava cegamente apaixonado por Kenny G. e, como todos já sabem, ele era um dos principais caminhoneiros que trabalhava para o governo de Fidel Castro, afinal não são todos os caminhoneiros do mundo que viajam de Havana a Paris como se estivesse dirigindo um ônibus da Viação Cometa. Enfim,  por isso Frederico ficou responsável por levar de Cuba para a URSS um carregamento de mísseis para fazer a defesa de países como Vietnã do Norte, Coréia do Norte, China do Norte e Casas do Norte. Mas Frederico vacilou, sua paixão cega fez com que ele se esquecesse da entrega e que viajasse para Sierra Maestra para se aventurar com Kenny G. Nesse momentâneo lapso de paixão, ao fazer uma chupeta (se é que vocês me entendem), uma faísca atingiu os mísseis que começaram a sair voando para todos os cantos do mundo, um deles atingiu o Muro de Berlim e isso fez com que a Alemanha Oriental fosse invadida pela Ocidental, outro atingiu Mao Tse Tung, um ia a tingir o Vietnã do Norte, mas o John Rambo atingiu ele antes com um tiro de 9mm e depois destruiu todos os Vietcongs com a mesma arma, e, o ultimo deles, o mais perigoso, e o único nuclear voou em uma velocidade tão rápida que voltou no tempo e destruiu Hiroshima. O comunismo caiu!
Fidel Castro ficou puto da vida com isso, mas puto da vida mesmo, e mandou matar Che Guevara por ter levado aquele estorvo para Cuba, mandou prender Frederico em Guantánamo e só de raiava vendeu a Prisão para JF Kennedy, só para ele ser torturado por um homem com nome semelhante ao de seu amor.
10 anos se passaram Frederico foi liberto de Guantánamo durante o governo Clinton, ao sair foi correndo para os Braços de Kenny G. quando teve a maior decepção de sua vida...

INVASÕES BÁRBARAS

Anos se passaram e Frederico já não era mais FredeRí e também já não era mais herói. o fato da crise dos mísseis somados com o episódio em que e0le cumprimentou Allejo antes de um jogo contra os Estados Unidos, o toque na mão do craque lhe deu um azar tão grande que ele não marcou mais que 80 gols no amistoso, fizeram com que Frederico fosse lembrado como vilão nacional. Já não lhe sobrava mais nada só o amor de Runa e Kenny G, mas o tempo mostraria que ele estava redondamente enganado. Ao sair da prisão e ao voltar para casa Frederico teve a grande decepção de sua vida, o seu grande amor homem, Kenny G. havia se casado com seu grande amor mulher, Runa, e se não bastasse roubou seu saxofone e transformou seu caminhão em um ônibus de turnê e em 1986 já havia lançado o seu cd de maior sucesso "Kenny G. Ultra Diferents Songs" que depois mudou de nome para "Doutones" por sofrer um processo por parte dos consumidores de propaganda enganosa. Frederico chorou, chorou tanto que inspirou Johnny Depp a escrever o roteiro do filme "Piratas do Caribe" e depois vende-lo para Tim Burton assim não assumindo tamanha obra ridícula, a inspiração rendeu uma grana para Frederico que, sem mais nada a perder, comprou um rifle. Porém em um momento de angústia e agonia ele colocou munição no rifle e mostrou para um músico famoso dos Estados Unidos como funcionava e vendeu o rifle. Nesse mesmo ano Kurt Cobain se matou.
As angústias de Frederico foram crescendo ele pegou seu caminhão de volta e ainda Kenny G. disse que havia doado ao pobre homem e ficou com todos os créditos da ação, mas o ano de 2001 foi duro e Frederico não aguentava mais sua vida medíocre exatamente no dia 11 de setembro do mesmo ano ele disfarçou seu caminhão de avião e em atitude suicida atirou-se com ele contra as torres gêmeas (World Trade Center) e junto com ele outro avião lotado de fãs fez o mesmo, assim deu fim a sua longa e triste história, que ainda recebeu em homenagem um pequeno discurso de 8 horas de seu grande ex-amigo Fidel Castro, o discurso fora dublado em árabe para a rede de TV Al Jazira e por um erro de transmissão passou nos Estados Unidos também, a força da mídia fez com que o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Acredita-se que o atentado fora culpa dos árabes e fez desse episódio álibi para iniciar uma guerra contra o Afeganistão e o "heróico povo Talibã" como disse John Rambo em Rambo III.

Fim

Frederico e sua influência na história mundial

- Jânio Quadros renunciou depois de saber que o homem que estava encarregado de levar Ernesto Guevara de la Sierna o "Che" odiava sanduíches de mortadela principalmente os recém tirados do bolso do paletó, esse homem era Frederico.

-A banda Captain Beyond banda do ex- vocalista do Deep Purple tem esse nome, pois se inspirou no nome que apelidaram o caminhão de Frederico Capitão Além.

-O episódio da crise dos mísseis foi mascarado por interesses soviéticos e estadunidenses de continuar a guerra fria.

-Frederico inspirou a idéia de atemporalidade do filme o Cão Andaluz, por só ele conseguiria ter nascido nos anos 60 e inspirar um filme da década de 20.

-O título do filme Laranja Mecânica foi inspirado na Mecânica Laranja de Quito oficina que ele trabalhava antes de ir para Cuba.

-Frederico popularizou o softjazz.

-O Historiador Eric Hobsbawn escreveu a história social do Softjazz, mas como o estilo era desconsiderado pelos acadêmicos o livro virou "A História Social do Jazz".

-O quadro de René Magritte "Ceci nes´t pass a pipe" (Isso não é um cachimbo) tem esse nome por na verdade não é um cachimbo e sim um saxofone disfarçado de cachimbo, e esse saxofone foi inspirado no saxofone de Frederico.

-Assim como o Chesperito é uma alusão a Sheakspeare, o seu personagem Kico ou Frederico é uma alusão ao próprio, e se não bastasse Madruga tem esse nome por que Frederico Fazia suas composições na madrugada e ainda Chiquinha era o apelido de Runa em Cuba. A marreta do herói latino-americano Chapolin Colorado era para ser um saxofone, mas como ninguém usa um saxofone como arma Bollaños usou a marreta mesmo. a cor do herói é uma alusão ao comunismo regime político do país onde Frederico fez sua história.

-A música "debaixo dos caracóis do seu cabelo" foi uma serenata encomendada por Frederico para Kenny g. no aniversário de primeiro namoro deles.

-Frederico ganhou uma copa do mundo de saxofone para Cuba no ano de 1977, mas sua imagem foi ofuscada pelos punks do Sex Pistols.

-A banda Sex Pistols tem esse nome porque era assim que Frederico chamava o Kenny G. nas horas intimas.

-Frederico inspirou o grupo Femen, grupo de mulheres ucranianas que fazem -

manifestações seminuas e que nunca ouviram falar de Fidel Castro.

-Frederico popularizou o softjazz no mundo todo.

Claudio Eduardo da Silva

Um comentário:

  1. ps1. Vc não vai gostar mas como disse isso parece livro do Jô Soares
    ps2. eu ri (de verdade)quando liq elestava na verdade no Brasil.... rsrs

    ResponderExcluir