8.4.11

A Língua das Mariposas [1]- Uma breve análise.

O filme dirigido por José Luis Cuerda, lançado em 1999, é um clássico quando o tema é Guerra Civil Espanhola. O filme foi baseado em uma série de contos de Manuel Rivas, e mesmo sendo uma adaptação não deixa a desejar. A película conta a história de um professor que dá aula em um vilarejo, um de seus alunos, o mais novo da turma, o teme, porém sem conhece-lo. Moncho, o jovem protagonista, perde o medode seu professor, ao perceber que ele pode lhe mostrar um mundo o qual ele ainda não conhece. Após esses acontecimentos as relações entre o professor e o aluno são cada vez as melhores. Eles realmente acabam virando grandes amigos, mas, com a eclosão da Guerra Civil Espanhola, essa proximidade termina, o professor é preso e Moncho é obrigado, pela sua mãe, a ofendê-lo.

O filme, embora não fique muito claro, se passa meses antes do início do conflito espanhol. Mas as diferenças políticas entre os personagens do filme mostra com clareza a situação que a Espanha se encontra. Há muita simbologia entre o ancião, o garoto e os adultos da vila. Don Gregório é como se fosse o conhecimento necessário para essa Espanha nova, que está representada em Moncho, saia de um pensamento antiquado que está colocado em algumas mulheres, principalmente em Rosa, mãe de Moncho- sem qualquer motivo aparente- tem um papel de mostrar uma Espanha mais presa aos costumes medievais[2], com medo da república e com falta de conhecimento científico. A busca por uma Espanha ateia e livre é clarividente nas falas de Don Gregório. Essa representação da Espanha também ocorre em outros personagens, como por exemplo: O Palhaço, esse se espelha a alegria, o Músico do Acordeom vem de uma banda Galega, o que pode simbolizar a diversidade cultural espanhola, Roque Pai é dono de um bar onde todos se reúnem, isso pode ser o fim das amizades- assim como ocorre com o fim da amizade de Moncho e Don Gregório- e por fim o professor que representa a ciência.

A cena final faz clara referência ao que a Espanha viria a se tornar, afinal com o resgate das tradições costumeiro entre os regimes fascistas, retornará ao fim da Guerra Civil. E assim é, os presos políticos dos fascistas são apedrejados como pecadores, aos gritos de “ateu” e “comunistas”. Apesar de tudo o filme acaba com um ar esperançoso, Moncho grita ao final duas palavras: tilonorrinco e tromba-espiral, essas palavras revelam que a semente de liberdade está em Moncho, é uma das possibilidades, infelizmente não foi a que venceu a Guerra. Talvez justamente pela imaturidade dos comunistas e libertários, mas, também, por outros motivos de apoio político[3].

Talvez para uma análise mais justa do filme seja melhor ler os contos de Manuel Rivas que inspiraram o diretor. Mas que o filme é dotado de uma simbologia magnífica ele é. E isso faz com que o filme se torne mais gostoso e mais interessante. Logicamente o filme contém mais cenas simbólicas. Temos Carmiña a mulher que faz sexo, às escondidas, com Boal e sente tesão por um cão. Essa história é parte de outro conto de Manuel Rivas. Também existe uma relação forte entre Andrés e seu saxofone. Esses dois últimos personagens citados fazem parte de uma segunda história que acontece paralela à relação de Moncho com Don Gregório. Em fim é um filme bom, que trata do conflito espanhol e da Espanha de uma forma pouco direta, e que nos faz refletir sobre as relações políticas e sociais de um país em constante construção.

1-É válido dizer que esse filme veio para o Brasil com sua tradução incorreta. A palavra mariposa, em espanhol, significa borboleta em português.


2-BUÑUEL, Luis. Meu Último Suspiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. Na obra o cineasta surrealista espanhol fala sobre o vilarejo de Calanda, onde viveu sua infância e adolescência. Buñuel faz diversas afirmações sobre os costumes medievais que o vilarejo possuía e ainda possui. As mesmas descrições aparecem no filme de José Luis Cuerda.

3-PRESTON, Paul. La Guerra Civil Española. Barcelona: Debate, 2008. p.127-129.

Há também um artigo sobre o livro de Manuel Rivas no site http://www.cervantesvirtual.com/ .

Claudio Eduardo da Silva


Um comentário:

  1. O simbolismo desse filme é meio complexo, não é tão obvio ao q me parece..quero ver com vc!

    ResponderExcluir