2.9.11

Meia Noite Levarei a sua Alma- José Mojica Marins – 1963-1964*.


Esse longametragem se trata nada mais nada menos do que o primeiro filme do lendário personagem Zé do Caixão. Lançado no ano do golpe militar no Brasil, o filme retrata a história de um coveiro, Josefel Zanatas- mais conhecido como Zé do Caixão- em busca da mulher que possa gerar o filho perfeito. Em meio a sua busca Zé se depara com a crença das pessoas de sua pequena cidade e devido ao seu grande conhecimento e ateísmo despreza os demais se julgando o homem superior, o filme é repleto de cenas aterrorizantes e feitos especiais que mexem com a cabeça do espectador devido a sua precariedade ao mesmo tempo em que é genial, José Mojica Marins consegue transformar pequenos elementos do nosso cotidiano em coisas aterrorizantes, a obra conta com excesso de violência, sensualidade e principalmente grande critica às superstições e crenças religiosas, inclusive é nesse filme que temos a célebre e emblemática cena onde Zé do Caixão come carne de cordeiro em frente à procissão de sexta-feira santa.
            O filme foi lançado em 1964 e, como muitos outros filmes do diretor, foi censurado. Além disso, a película é a primeira parte de uma trilogia que se completa com: “Esta Noite Encarnarei em teu Cadáver” lançado três anos após o primeiro filme da trilogia e só se completa 44 anos depois com a “superprodução”, “A Encarnação do Demônio” filme este que foi produzido com o apoio da 20th Fox e o filme mais caro da carreira do diretor. Ainda falando da história do coveiro mais temido do Brasil, teremos uma série de filmes do diretor em que ele aparece e algumas histórias em quadrinhos, dentre elas, a mais recente, chamada “Prontuário 666” conta a história do personagem durante o período em que esteve na prisão, ou seja, a parte da história que ocorreu entre o segundo e o terceiro filme da trilogia. O diretor possui uma vasta filmografia que vai desde o filme de terror, que o consagrou, e até com pornochanchadas e filmes dramáticos, hoje já não o vemos mais com os olhos de antigamente o reconhecimento da obra de Mojica no exterior o transformou de diretor louco a diretor cult, o que não faz com que ele perca a sua genialidade. O filme em questão pode ser encontrado à venda em diversas lojas de filmes por São Paulo, chegando, em alguns casos, a custar apenas R$ 5,00 original e também pode ser encontrado junto com mais cinco obras do diretor em um Box por um preço de, aproximadamente, R$ 70,00, os DVDs ainda contam com uma enorme quantidade de extras que vão desde entrevistas até documentários e arquivos de áudio.

*Essa informação consta no livro Maldito- A vida e a obra de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. André Barcinski e Ivan Frinotti. Editora 34, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário