7.3.11


Coleção fotográfica de Louis Agassis, Série Raças Puras, Álbum África. Triptico somatológico, identificado como Congo. in:MACHADO, Maria Helena P.T. e HUBER, Sacha (Orgs.) Rastros e Raças de Louis Agassis: fotografia, corpo e ciência, ontem e hoje. Expressão e Arte Editora - São Paulo, 2010.

Essas são algumas das imagens que compõe o acervo fotográfico desse naturalista norte-americano, que esteve no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro e Manaus na segunda metade do século XIX, fotografando diferentes tipos humanos. O objetivo precípuo de Agassis era compor uma documentação visual de todos os tipos raciais existentes no mundo, com especial atenção aos negros e seus descendentes mestiços. Tal objetivo enraizava-se no profundo compromisso que Louis Agassis havia assumido em defesa do criacionismo e do poligenismo e na condenação do hibridismo no contexto norte-americano antes e durante a Guerra Civil (1861-1865). Tendo se tornado um dos principais ideólogos da segregação que se articulou nos EUA do pós-Guerra Civil, Agassis demonstrou que seus compromissos com as teorias raciais que propugnavam a separação entre as raças e a tutela ou deportação das populações afrodescendentes norte-americanas não eram apenas opiniões de última hora. Pelo contrário, haviam se desenvolvido lentamente ao longo de toda a sua carreira científica.
Um bom livro para quem se interessa pela temática, com textos de autores consagrados no estudo do assunto, como a historiadora e uma das organizadoras do livro, John Monteiro e Flávio dos Santos Gomes. Fica valendo, então, como uma indicação de leitura.... valeu..

Um comentário: