27.2.11

Ateu I

È difícil. Me lembro sempre do semblante de um colega evangélico quando este descobriu a notícia. E as suas palavras: “Tudo bem, você é uma cara legal, e Deus vai te mostrar que ele existe.” Acho que ele, assim como muitos, nunca entenderia afinal eu não sou ateu por conveniência, mas, simplesmente, sempre fui, desde criança pelo o que me lembro. O pior é que, quando as pessoas me falam isso, que esse colega me falou, elas não tem ideia de que a cada dia me afasto mais da crença, eu li Nietzsche, me afastei, li a bíblia, me afastei mais ainda. Mas isso não é nada, minha própria cabeça, não sei por que, me condicionou a isso, e, como eu já havia dito, desde a minha infância.
Quando eu ia para a casa da minha avó no interior de Minas Gerais, ela morava na zona rural, em uma casa grande que ficava na beira de uma estrada, a casa também se localizava na parte baixa de um morro, na frente da casa havia um pasto esse ficava mais alto do que a casa. Como era de costume todas as casas tinham uma cruz para proteger-las, a cruz da casa da minha avó, ficava no pasto, portanto ficava em um nível mais alto que o da casa. Eu ainda tinha uns oito anos, pouca fé, mas muito medo, porém além de medo eu também tinha um estilingue. Como a cruz ficava em um ponto estratégico ela servia muito como alvo, e não dava outra era o alvo das minhas pedradas, como criança eu temia que a noite fosse castigado por deus, alguns sustos e barulhos a noite, acordava com medo, e dormia. Ao acordar, ainda estava vivo, bem o que era brincadeira virou prática, depois, fugi da crisma, neguei tudo, discuti e discuto com religiosos, e como sempre quase nunca fui respeitado.
A maior raiva de todo o ateu é essa, não poder ser ateu, isso só faz com que ele lute mais por isso, o direito de não acreditar e ser minoria. Passei pelo menos dez anos da minha vida ouvindo que a crença é algo quase obrigatório, parece que até deveria constar no currículo, já ouvi até certas acusações meio loucas de que, ateus não acreditam em deus, por isso não tem medo, por isso são assassinos. Eu já penso exatamente o contrário e ainda fico feliz de participar da mesma minoria que, José Saramago, Luis Buñuel e Caetano Veloso.

Claudio Eduardo da Silva

Um comentário:

  1. Cláudio Eduardo, fiquei um pouco confuso ao ler o seu texto, na parte que vc afirma que leu Nietsch e se afastou, mas ele escreveu sobre a negação de deus, O Anticristo. Então, como pode vc se afastar do filósofo e tb da bíblia? É uma provocação!

    ResponderExcluir